Volta Redonda parou no dia 28 de abril

Volta Redonda parou na última sexta-feira, 28 de abril, Dia Nacional de Atos e Paralisações contra as reformas. O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense fechou as quatro entradas da Companhia Siderúrgica Nacional nas primeiras horas da manhã e, segundo o presidente Sílvio Campos, não só os trabalhadores da CSN aderiram à paralisação, mas também as demais empresas da usina.

Greve CSN

Depois houve manifestações na BR 393 e nas principais vias de acesso a Volta Redonda, como Av. Beira Rio e Av. dos Trabalhadores, com intensa participação dos metalúrgicos junto a outras categorias, como rodoviários e professores. Durante a manhã, foi possível flagrar o entorno da Rodoviária Francisco Torres completamente vazio.

Greve CSN 2

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense avaliou que Volta Redonda teve boa adesão e organização da greve geral. Sílvio Campos disse que o movimento foi pacífico até o encerramento e chamou atenção para as críticas feitas às medidas do governo federal no mundo do trabalho, como terceirização, reforma trabalhista e reforma da Previdência. Para ele, a luta é justa e imprescindível, porque são direitos históricos que estão em jogo e as mudanças propostas podem prejudicar milhões de trabalhadores brasileiros.

Greve Volta redonda 3

“O município está de parabéns com a adesão ao movimento e pela organização. Iniciou e terminou pacificamente. Todos juntos, unidos e na luta contra as reformas, que visam retirar o direito dos trabalhadores. O Sindicato está exercendo seu papel de defender os operários contra propostas absurdas, como a retirada da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), presente desde 1943 em nossas vidas. Estão rasgando os nossos direitos. As reformas são injustas com o trabalhador. O movimento sindical apresentou alternativas, mas o governo não quis nem saber”, defendeu Sílvio Campos que, do alto do carro de som do Sindicato, acompanhou as manifestações pela cidade durante todo o dia.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense