Fedmet-RJ participa em Fortaleza de 5º Congresso Internacional de Direito Sindical

Sérgio e Cia

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Sérgio Claudino, acompanhado do diretor Jorge de Faria, participam de 26 a 28 de abril, em Fortaleza (CE), do 5º Congresso Internacional de Direito Sindical. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, André Castilho, também acompanha as discussões.

O evento é organizado pela Escola de Excelência em Formação Social, com apoio de entidades sindicais, Ministério Público do Trabalho e CONALIS-CE (Coordenadoria de Promoção de Liberdades Sindicais, no Ceará). O tema principal é “Desafios e responsabilidades sindicais”.

A abertura aconteceu nesta quarta-feira (26), com pronunciamento das centrais sindicais, diálogo com Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e advogados trabalhistas e a conferência de abertura de Dr. Ivo Dantas, ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e ex-juiz do Trabalho, sobre “Política e direitos sociais”.

Congresso Fortaleza

Entre as mesas redondas dos dias 27 e 28 de abril, estão “Transformações nas relações de trabalho: desafios para um sindicalismo eficiente”, “Responsabilidade social do sindicalismo”, “Participação dos trabalhadores nas decisões sindicais”, “Dever de representação sindical”, “Defesa da democracia em tempos de pulverização sindical”, “Negociação coletiva: amplitude e limites”, “Direitos sociais em tempos de crise econômica: modernização ou desconstrução?”, “Ética sindical e crise de valores”, “Tripartismo e reforma trabalhista”, “Desafios dos sindicatos na atual conjuntura econômica”, “Justiça do Trabalho e o futuro dos direitos sociais”, “Responsabilidade negocial das entidades sindicais”, entre outras.

Os palestrantes e coordenadores de mesa convidados são Miguel Torres (CNTM), Carlos Chagas (Especialista, advogado/CE), Bruno Reis (Comsindical/OAB), Clovis Renato Costa Farias (Doutor, professor, Advogado/CE) – Dialogue com, Cristiano Zaranza (CNA, Advogado-DF), Gérson Marques (Doutor, professor, MPT/Conalis-CE), Hilda Leopoldina Pinheiro Barreto Furtado (Mestra, professora, Procuradora Regional do Trabalho aposentada), João Carlos Teixeira (MPT/Conalis), José Antonio Parente da Silva (Mestre, Desembargador do Trabalho/CE), Ronaldo Fleury (Procurador-Geral do Trabalho), Sayonara Grillo (Doutora, Desembargadora do Trabalho/RJ), Zilmara Alencar (Consultora, advogada/DF) – Dialogue com, Zoroastro de Albatroz (Doutor, professor, filósofo), entre outros.

“Estamos participando de debates muito interessantes e muito esclarecedores sobre os momentos de mudança que estamos enfrentando no Brasil. Não restam dúvidas de que essas reformas são prejudiciais para os trabalhadores e precisamos saber como enfrentar os desafios e continuar nosso trabalho, em defesa dos direitos do metalúrgico”, afirmou Sérgio Claudino.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Fedmet-RJ