Palavra do Presidente

Mobilização e capacitação para enfrentar a crise

sergio-pao-de-acucarO momento econômico e social que o país atravessa exige de nós muita atenção e mobilização. Os Sindicatos continuam tendo dificuldades para fechar acordos coletivos que garantam aumento real aos metalúrgicos, porque a estagnação da economia serve de desculpa para os patrões, que não querem abrir mão da margem de lucro. Manter os empregos virou moeda de troca. “Eu não te dou o INPC, mas não demito ninguém”. Isso é o que os dirigentes sindicais mais têm ouvido.

A Federação dos Metalúrgicos continua acompanhando as negociações, sempre que solicitada. Sempre pronta para apoiar e ajudar os Sindicatos a arrancar dos sindicatos patronais melhores condições de trabalho e remuneração pelos serviços prestados.

E para favorecer o melhor desempenho de nossas lideranças, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), oferecemos curso de capacitação em negociação coletiva, para instrumentalizar os diretores e presidentes a enfrentar rodadas exaustivas de negociação, ainda mais em tempos de crise.

Ao mesmo tempo, acompanhamos, junto à nossa Confederação, os rumos da reforma trabalhista e da Previdência, anunciada pelo governo federal. Não vamos permitir que essas mudanças aconteçam sem negociação com os trabalhadores, através das centrais sindicais, confederações e federações. “Nenhum direito a menos!” é nosso lema. Não somos nós que temos que pagar o pato pela corrupção e má gestão pública.

Recentemente participamos de um congresso internacional, o IndustriALL-Rio, que demonstrou que a crise é mundial e o desrespeito aos direitos dos trabalhadores, infelizmente, é uma prática que acontece em todos os continentes, sem distinção.

Mais do que nunca é importante fortalecer os Sindicatos, para que possam enfrentar tantos desafios. A união faz a força. E, juntos, podemos muito mais.

 

 

Sérgio Barbosa Claudino

Presidente