Federação RJ participa de Assembleia Geral da CNTM em Maceió

cntm-maceio-sergio-e-carlos

A Diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro participou nesta quinta-feira (1º de dezembro) da Assembleia Geral do Conselho de Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O encontro aconteceu em Maceió (AL) e reuniu cerca de 170 dirigentes metalúrgicos de todas as regiões do país, entre eles o presidente da Federação do Rio de Janeiro, Sérgio Barbosa Claudino, o vice presidente Mário José Torobay, a secretária geral Vilma de Araújo e o secretário para Assuntos de Trabalho e Previdência Social, Carlos Alberto Fidalgo.

cntm-maceio-lacerda-e-sergio-2

O Presidente da CNTM, Miguel Torres, conduziu a assembleia, que aprovou por unanimidade a prestação de contas de 2015 e a previsão orçamentária para 2017. Na ocasião, também foram entregues os certificados de atualização cadastral dos Sindicatos e Federações filiados à CNTM. O documento de atualização cadastral da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro foi entregue ao presidente Sérgio Claudino pelo secretário nacional de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Cavalcante de Lacerda, que também acompanhou as discussões.

Miguel Torres, também vice-presidente da Força Sindical, definiu o encontro como mais uma oportunidade para as lideranças metalúrgicas debaterem temas cruciais do mundo do trabalho e reforçarem a unidade de ação sindical em defesa da classe trabalhadora contra os ataques aos direitos. “Vamos continuar mobilizados nas portas de fábrica, em Brasília, pressionando o governo e o Congresso, e nas próximas ações sindicais e debates. Precisamos também apoiar a Justiça do Trabalho, que também representa uma ação de resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse Miguel Torres.

Parte da sessão plenária de lugar a duas palestras. A Reforma Trabalhista foi tema para o procurador regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará), Francisco Gérson Marques de Lima, e a Saúde do Trabalhador  foi o enfoque do professor da UNB (Universidade de Brasília), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira.

Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM, destacou que os temas debatidos, como questões trabalhistas e saúde do trabalhador, são igualmente importantes para o movimento sindical e pediu que as entidades metalúrgicas levassem adiante ações efetivas para melhorar os ambientes de trabalho e garantir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

O secretário nacional de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda, ressaltou que o Ministério defende que “nem um direito deve ser tirado”. Lacerda afirmou também que em 2017 o Ministério destinará R$ 200 milhões para cursos de qualificação profissional, a serem coordenados pelas entidades sindicais (sindicatos, federações, confederações e centrais).

Para o diretor de Finanças da CNTM, Carlos Albino, a categoria metalúrgica é a que mais tem trabalhado “pela manutenção dos direitos e retomada do desenvolvimento econômico”.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Assessoria de Imprensa CNTM

Fotos: Divulgação CNTM e Federação dos Metalúrgicos RJ