Federação dos Metalúrgicos do RJ discute novas ações sindicais no estado

Reunião 29.08 3

Reunida na manhã desta segunda-feira (29) na sede da entidade, a diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Fedmet-RJ) discutiu diversos temas de interesse da categoria metalúrgica no estado. Segundo o presidente Sérgio Claudino, o encontro também levou informações aos dirigentes sindicais sobre curso de formação sindical que a Federação, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), prepara para o final de setembro, bem como o Congresso Internacional da IndustriALL Global Union, que se realizará de 3 a 7 de outubro, no Rio de Janeiro.

Os sindicatos filiados foram informados que, em breve, poderão se reunir ou acompanhar discussões em todo o país por videoconferência. O novo sistema de comunicação será instalado até o final de setembro. A nova ferramenta vai aproximar as entidades filiadas em todo o estado da sua Federação e a Fedmet-RJ das demais federações em todo o país e da própria CNTM.

“A comunicação está cada vez mais dinâmica e precisamos usar as novas tecnologias a nosso favor para troca de experiências, tomada de decisões e para fortalecimento das lutas metalúrgicas não só no Rio, mas em todo o país”, afirmou Sérgio Claudino.

Reunião 29.08 1

Dias 28 e 29 de setembro, a Federação realiza no H Niterói Hotel, no Ingá, curso de formação sindical para cerca de 40 novos dirigentes sindicais, em parceria com a Confederação Nacional e com a participação não só da CNTM, mas também do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Entre os temas a serem abordados estão desafios da campanha salarial, relações de trabalho e movimento sindical, ações sindicais numa empresa multinacional, cadeias produtivas e organização sindical, produtividade, entre outros.

Todos os sindicatos filiados foram convidados, também, a participar, entre 3 e 7 de outubro, do II Congresso da IndustriALL Global Union, entidade que representa 50 milhões de trabalhadores em cerca de 140 países. O congresso acontece em outubro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e reunirá o comitê das mulheres, bem como promoverá conferências regionais por continentes, dias 3 e 4 de outubro. A abertura do congresso internacional será dia 4, com sessões plenárias e deliberações de 5 a 7 de outubro.

“Todos os sindicatos filiados foram convidados a acompanhar as discussões. Vivemos numa economia globalizada e, ainda mais em tempos de crise, é preciso unificar e fortalecer nossas lutas, em prol dos metalúrgicos das diversas regiões do nosso estado”, concluiu Sérgio Claudino.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Daniele Castro