Metalúrgicos do RJ participam das discussões do IndustriALL-Rio

delegacao-rj-industriall

Começa nesta quarta (5) e vai até sexta-feira (7) as sessões plenárias do 2º Congresso da IndustriALL Global Union, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Fedmet-RJ), Sérgio Barbosa Claudino, é um dos delegados do IndustriALL-Rio, que reúne mais de 1.600 dirigentes sindicais de todos os continentes e tem tradução simultânea em oito idiomas.

Os participantes discutem a partir de hoje (5) estratégias de defesa dos direitos dos trabalhadores e de luta contra o trabalho precário, formas de consolidação do poder sindical, como assumir o papel de protagonista de representação da classe trabalhadora diante do capital mundial e promoção de políticas industriais sustentáveis.

A delegação de metalúrgicos e siderúrgicos do Rio de Janeiro participou ontem (4) da abertura do Congresso. A solenidade contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, também vice-presidente da Força Sindical e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da IndustriAll, Berthold Huber, abriu o 2º Congresso da organização mundial que reúne sindicalistas dos setores de minério, metalurgia, têxtil, químico, vestuário e calçado, dizendo que são muitos os desafios e é preciso fazer tudo em conjunto. “A globalização fez com que nos aproximássemos e a política sindical não pode parar nas portas das fábricas. Liberdade, igualdade e fraternidade são valores extremamente importantes no âmbito do trabalho. Somos uma organização solidária, que existe para defender os direitos dos trabalhadores no plano internacional. Devemos abandonar a compartidarização”, afirmou Huber.

bertold-industriall-rio-menor

Ele disse ainda que a nova diretoria da entidade será um Colegiado e uma união de Sindicatos, já que “a união faz a força”. E ressaltou que é preciso incentivar a participação de mais mulheres e jovens nas lideranças sindicais.

O presidente da CNTM, Miguel Torres, falou logo depois de Huber, lembrando que a realização do 2º Congresso da Industriall no Rio de Janeiro coincide com a grave degradação do ambiente econômico do Brasil, com o aprofundamento da recessão e o aumento do desemprego que, aliado à crise política, complica a retomada do crescimento da economia e o desenvolvimento nacional.

“As centrais sindicais e o conjunto do movimento sindical brasileiro tem desprendido um enorme esforço para, superando suas diferenças políticas e ideológicas, construir um projeto nacional de desenvolvimento calcado na retomada dos investimentos em infraestrutura, no incremento da produtividade, na geração de empregos de qualidade, no aumento da renda média, na garantia de educação pública e gratuita de qualidade, no fortalecimento da democracia e suas instituições, no ajuste e redirecionamento da política econômica e do regime fiscal para o crescimento econômico. Em resumo, os trabalhadores não aceitarão perder direitos históricos conquistados com muita luta e sacrifício”, enfatizou Miguel Torres.

E protaganizou um dos momentos mais marcantes da cerimônia, quando convidou a todos para que dessem as mãos, simbolizando a unidade que deve marcar as ações de enfrentamento do capital e a luta pelos direitos dos trabalhadores.

Participaram ainda da abertura do 2º Congresso da IndustriALL representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), CSI (Confederação Sindical Internacional), a secretária geral da Fedmet-RJ, Vilma Araújo, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos, João Paulo Cunha, o secretário geral do Sindicato dos Siderúrgicos do RJ, José Carlos Moreira da Silva, André Silva e Souza (Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis), João Pinas (Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias) e André Kondylopoulos (Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense), entre outros.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Fedmet-RJ e CNTM