Sérgio Claudino é reeleito presidente do Conselho Fiscal da Força RJ

Sergio e Vilma

O Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Fedmet-RJ), Sérgio Barbosa Claudino, foi reeleito presidente do Conselho Fiscal da Força Sindical do Rio de Janeiro. A secretária geral da Federação dos Metalúrgicos RJ e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Teresópolis, Vilma de Araújo Costa, foi eleita relatora do órgão. A nova composição do Conselho Fiscal da Força Sindical RJ foi definida no 8º Congresso da Força Sindical no estado, etapa preparatória para o Congresso Nacional da Central, em junho.

O 8º Congresso da Força RJ ocupou o auditório do Windsor Guanabara Hotel, no Centro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 9 de maio, e reuniu mais de 250 congressistas. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias e secretário para Assuntos do Trabalho e Previdência Social da Fedmet-RJ, Carlos Alberto Pascoal Fidalgo, foi reeleito presidente da Força Rio para um mandato de quatro anos.

Eleição 4

Fidalgo disse que seu objetivo é lutar para que a central cresça no Rio de Janeiro cada vez mais. “Acredito na nossa força e na força da classe trabalhadora. O momento é de luta e de união para virar esse jogo, que quer fazer o trabalhador perder direitos. Vamos rumo à Brasília, lutar pela classe trabalhadora. Nenhum Direito a Menos continua sendo nossa meta”, afirmou Carlos Fidalgo.

Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo, foi eleito 3º vice-presidente da Regional da Central, enquanto Sílvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, é o 5º vice-presidente.

João Paulo da Costa Cunha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos e Região, foi reeleito secretário para a Região Norte e Nordeste. Já o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edmilson José Alvarenga, é o novo secretário adjunto de Mobilização.

A presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Duas Barras e Região, Suelly do Carmo Barria Teixeira, é a secretária adjunta de Relação Intersindical e Luiz Antônio da Costa Abreu, do Sindicato dos Siderúrgicos, é o novo secretário de Assuntos Previdenciários. José Carlos Moreira da Silva, também do Sindicato dos Siderúrgicos, é o novo secretário adjunto de Cultura e Movimento Sindical.

“Ninguém faz nada sozinho. Quero contar com a ajuda de todos para movimentar nossa central e fazermos um sindicalismo de verdade, em parceria com as demais centrais, sempre em defesa do trabalhador”, completou Carlos Fidalgo.

Foto 4

Em homenagem a Francisco Dal Prá, todos fizeram um minuto de silêncio, lembrando o líder sindical da classe metalúrgica do Rio de Janeiro e do país, falecido há um ano.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice presidente da Força Sindical, Miguel Torres, ressaltou que é preciso manter o movimento sindical na resistência, porque é dos Sindicatos a responsabilidade pela garantia dos direitos trabalhistas. “Dia 24 de maio vamos marchar em Brasília. Este ano completam-se 100 anos da primeira greve geral que o Brasil teve. Foram 31 dias parados em 1917 e foi esse movimento que iniciou o acúmulo de direitos que a classe trabalhadora tem hoje. Vamos, agora, fazer a nossa parte para manter esses direitos”, disse Miguel.

O diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, palestrou sobre as reformas trabalhista e da Previdência e disse que só a mobilização e luta do movimento sindical, com união e determinação, podem barrar as reformas e “nossa destruição como Nação”.

Participaram ainda do 8º Congresso da Força RJ o presidente da Confederação Nacional Trabalhadores Químicos, Antônio Silvan, o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Vandeir Messias Alves, o ex-ministro do Trabalho e assessor sindical, Antônio Rogério Magri, o deputado estadual Paulo Ramos (PSol), o secretário nacional de Relações Sindicais da Força Sindical, Geraldino dos Santos Silva, o 1º secretário nacional da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite (Serginho), a secretária nacional da Mulher da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos, entre outros.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Fedmet-RJ e Força Sindical RJ