Sindicato dos Metalúrgicos fecha entrada da Votorantim em Barra Mansa

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense fechou nesta terça-feira (20) a entrada da fábrica da Votorantim, em Barra Mansa. O motivo da manifestação, que reuniu mais de mil funcionários, segundo o Sindicato, é o anúncio da siderúrgica de encerrar as atividades da Aciaria Elétrica. Com a medida, 188 postos de trabalho foram fechados e, com isso, 35 demissões foram anunciadas. Outros 70 metalúrgicos serão transferidos para a unidade de Resende, 35 trabalhadores deslocados para área de manutenção, 30 para área de preservação de equipamentos e 18 entrarão de férias coletivas a partir de outubro.

“Fomos surpreendidos. Não podemos deixar fechar essa unidade em Barra Mansa. Temos que apertar as autoridades do governo federal, estadual e municipal. Trabalhadores não são números; são pais de família”, afirmou Silvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. E completou: “A ‘rádio peão’ está dizendo que a unidade da cidade vai fechar. Não vamos deixar que isso aconteça numa fábrica histórica, com mais de 70 anos”.

Silvio Campos ressaltou que o Sindicato preza as negociações. “Pela falta de diálogo, por parte da Votorantim, no entanto, não nos restou outra opção a não ser a paralisação. Eles estão demitindo em doses homeopáticas”, explicou.

Depois de quatro horas de mobilização, em assembleia, os trabalhadores decidiram esperar, até o final da semana, a Votorantim se manifestar. Caso contrário, será publicado o edital de greve e uma votação, por escrutínio secreto, para os funcionários decidirem ou não pela greve.

“Repito que somos a favor da negociação. Mas se a empresa continuar com essa arbitrariedade, vamos para a greve. Mesmo com a crise, a Votorantim foi a única empresa que, de forma unilateral, decidiu demitir e desativar uma área”, concluiu Silvio Campos.

 

Fonte: Força RJ