INCA celebra Outubro Rosa com palestras e debate

outubro-rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Assim, no próximo dia 6 de outubro (quinta-feira), o INCA volta a abrir o Auditório Moacyr Santos Silva, 8º andar do prédio sede do Instituto (Praça Cruz Vermelha, nº 23, Centro, Rio de Janeiro) para discutir “A mulher e as recomendações para a detecção precoce do câncer de mama”. Dentro da solenidade em comemoração pelo Outubro Rosa estão previstas a palestra “Recomendações para a detecção precoce do câncer”, apresentação de dados de pesquisa em câncer de mama e debate sobre “A mulher e as atuais recomendações para a detecção precoce do câncer”.

O encontro vai de 9h às 12h e os interessados ou interessadas devem confirmar presença até 4 de outubro pelo eventos.dcs@inca.gov.br. As vagas são limitadas à lotação máxima do auditório.

Câncer de mama em homens

O INCA informa que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento de casos tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O INCA estima que surjam, em 2016, 57.960 novos casos da doença. Em 2013, 14.388 pessoas morreram em função do câncer de mama, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Por isso, a Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro apoia iniciativas de esclarecimento e prevenção à doença.

Assista aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=cvy8Ys0eD7I – Cuidados com a alimentação para se proteger do câncer de mama.

https://www.youtube.com/watch?v=hTSzM2ViBqg – Câncer de mama – nódulos, reposição hormonal e próteses mamárias.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: INCA