Protesto contra privatização da Cedae une centrais e sindicatos

ato-cedae-1

As centrais Força Sindical, CUT e CTB, bem como os cinco sindicatos representantes dos trabalhadores da Cedae (STIPDAENIT – Niterói, SINTSAMA – Rio, STAECNON – Campos, SENGE/RJ – engenheiros e SINAERJ – administradores), com apoio da Federação dos Metalúrgicos RJ, promoveram passeata pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro em direção à sede do BNDES na terça-feira (6) para protestar contra as intenções dos governos estadual e federal de privatizarem a empresa.

Às 13 horas os trabalhadores já estavam concentrados na Candelária, que ficou completamente tomada por cedaeanos. A marcha em direção ao BNDES começou às 15h, passando pela Av. Rio Branco até chegar à sede do banco, por volta das 16h. Como acordado com a CET-Rio e a Polícia Militar, o protesto não interrompeu a circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e transcorreu pacificamente.

O ato foi um sucesso de público e contou com a participação maciça dos trabalhadores, que receberam o apoio de lideranças de comunidades, movimentos sociais, políticos e movimento estudantil. Quem passava pelo Centro também aderiu à marcha, que contabilizou mais de 15 mil pessoas.

Participaram ainda do ato público siderúrgicos, metalúrgicos, frentistas, trabalhadores da Construção Civil, aeroviários, bancários, entre outras categorias.

 

Fonte: Força RJ e Stipdaenit.