Presidente da Federação se reúne com ministro do Trabalho e acompanha debates do movimento sindical

Sergio na plenária das centrais

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Sérgio Barbosa Claudino, vem participando de importantes reuniões, ao lado do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, pela defesa de direitos e manutenção dos empregos.

A agenda começou na última terça-feira (26), quando Sérgio Claudino integrou a comissão de sindicalistas que, ao lado de Miguel Torres e lideranças sindicais de todo o país, aprovou um documento único em resposta às reformas trabalhista e previdenciária, anunciadas pelo governo federal. A nova pauta trabalhista foi definida em plenária nacional das centrais sindicais, confederações e federações no Espaço Hakka, em São Paulo. Na ocasião, foi estabelecido o dia 16 de agosto como Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e Garantia de Direitos. Manifestações acontecerão no mesmo dia, uma terça-feira, em todo o país.

plenária das centrais

De volta ao Rio, o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro acompanhou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o secretário nacional de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda, também secretário para Assuntos Parlamentares da CNTM, em café da manhã no Hotel Pestana, em Copacabana, na quinta-feira (28), na entrega da carta sindical do sindicato patronal dos Hoteleiros.

café da manhã com ministro (1)

Ainda em 28 de julho, Sérgio Claudino visitou, ao lado do ministro Ronaldo Nogueira e do secretário nacional Carlos Lacerda, o Sindicato dos Trabalhadores em Refeições Coletivas, onde foram recebidos pelo presidente João Ricardo.

No Sindicato Refeições Coletivas

Depois, o presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ acompanhou o ministro do Trabalho e Previdência Social e o secretário nacional de Relações do Trabalho no seminário Os Desafios do Movimento Sindical e suas Perspectivas, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do município do Rio. O seminário  debateu a reforma da Previdência e o custeio sindical, entre outros temas, e reuniu mais de 400 trabalhadores da construção civil do Rio, além de autoridades e lideranças sindicais do estado e do Brasil.

seminario sintraconst Rio (Copy) - Copia

“Foram momentos importantes, onde pudemos interagir com representantes de diversas categorias e discutir temas que preocupam o movimento sindical, como o desemprego, formas de gerar emprego e renda e as mudanças na legislação trabalhista e previdenciária, em discussão”, resumiu Sérgio Claudino.

Na sexta-feira (29), o presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ esteve mais uma vez ao lado do ministro Ronaldo Nogueira e do secretário Carlos Lacerda, desta vez para prestigiar a entrega de cartas sindicais a sindicatos de trabalhadores e a posse do novo superintendente do Ministério do Trabalho e Previdência Social no Rio. Participaram ainda da solenidade o vice-presidente da Força RJ, Eusébio Pinto Neto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Rio, Carlos Antônio de Souza, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos, João Paulo Cunha, a vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e diretores, representando o presidente Manoel Sales, o diretor do Sindicato dos Siderúrgicos, José Carlos Moreira, entre outros.

Crtas sindicais

“O ministro Ronaldo Nogueira parece interessado em melhorar a qualificação dos dirigentes sindicais. Ele quer fazer cursos para melhor qualificar sindicalistas e se mostrou aberto ao diálogo. Deixamos claro que nenhuma mudança nos direitos dos trabalhadores pode vir de cima para baixo, sem discussão com a classe trabalhadora. Por isso convidamos o ministro para estar na Federação em 23 de agosto, para esclarecer dúvidas e ouvir os dirigentes metalúrgicos do nosso estado”, informou Sérgio Claudino.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do RJ acredita, ainda, que a presença de Carlos Lacerda numa secretaria do Ministério do Trabalho vai agilizar os processos de concessão de cartas sindicais, que se acumulam na Secretaria de Relações do Trabalho do MTE.“É mais um canal de comunicação que temos dentro do Ministério. Lacerda é diretor da nossa Confederação e conhece bem a angústia do trabalhador metalúrgico diante da estagnação econômica que estamos atravessando. Vamos procurar dialogar bastante, para trazer novas e boas oportunidades de retomada do crescimento para nosso estado”, finalizou Sérgio Claudino.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Fotos: Divulgação Federação dos Metalúrgicos RJ, ASCOM Ministério do Trabalho, Divulgação CNTM e Divulgação Sintraconst-Rio.