Siderúrgico participa de encontro de jovens sindicalistas na Alemanha

Encontro Alemanha 2O secretário geral do Sindicato dos Siderúrgicos do Rio de Janeiro, Thiago Fonseca, está na Alemanha, representando seu Sindicato, a Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, a Força Sindical RJ e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) num encontro de jovens sindicalistas. O evento, sediado no IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos alemão), reúne sindicalistas de várias categorias e filiados a diversas centrais sindicais.

O encontro começou dia 10 de junho e vai até o fim desta semana. “É uma experiência de grande valor. Acrescenta muito para nós, jovens sindicalistas. Estou na faixa dos 30 anos e essa oportunidade de conhecer a fundo a estrutura sindical, não só no meu país, mas também de outros países é única”, afirmou Thiago.

O Projeto de Formação Sindical organizado pela Fundação Friedrich Ebert (FES) e a IndustriALL Global Union promove a capacitação de jovens lideranças sindicais na América Latina. Em 2014, Thiago Fonseca participou do 3º Encontro Nacional da Juventude, em São Paulo. Em 2016, acompanhou as discussões na Argentina e, em 2017, integra a delegação que visita a Alemanha, formada por jovens metalúrgicos, químicos e têxteis, entre outras categorias. Hoje (13 de junho), o grupo visitou as instalações do Centro de Pesquisa da Ford.

“Nosso foco principal é discutir o papel do jovem no movimento sindical e apresentar propostas que possam levar a uma maior inserção de jovens trabalhadores no mercado de trabalho”, resumiu Thiago.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Fedmet-RJ