Sérgio Claudino é o novo presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ

Eleita em dezembro passado, a nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro tomou posse na tarde de 28 de março, com solenidade que lotou o auditório da entidade, no Centro de Niterói. Sérgio Barbosa Claudino, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias e vice-presidente da Federação, foi conduzido ao cargo de presidente do órgão representativo estadual dos trabalhadores metalúrgicos pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

image

“Hoje tínhamos programado uma solenidade festiva. No entanto, pela ausência do nosso líder maior, Francisco Dal Prá, estamos cumprindo nossos deveres estatutários, em decorrência de nossa eleição, programada e legitimada por Dal Prá”, disse Sérgio Claudino em seu discurso de posse, lembrando o falecimento de Dal Prá, há pouco mais de um mês.

 

image

Na verdade, logo após a execução do Hino Nacional, o que se viu foi uma série de homenagens à memória de Dal Prá, em agradecimento por sua contribuição inigualável para construção e solidificação do importante papel da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos no movimento sindical do Rio de Janeiro. Um painel com a foto de Dal Prá foi descerrado acima e ao centro da mesa de coordenação da solenidade, composta por Sérgio Claudino, Miguel Torres, o presidente da Força RJ e do Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias e Região, Carlos Fidalgo; o presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do RJ e vice-presidente da Força RJ, Isaac Wallace; o presidente da Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina, Ewaldo Gramkow; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador de Brusque (SC), José Isaías Vechi; a secretária geral reeleita da Federação dos Metalúrgicos RJ e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Teresópolis, Vilma Araújo; o representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do RJ, Luiz Carlos Vieira; o representante da Marcopolo, Alessandro Ferreira; a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, entre outros, tendo o advogado João Campanário como mestre de cerimônias.

Cristina Dal Prá é confortada por Vilma Araújo
Cristina Dal Prá é confortada por Vilma Araújo

 

Na ocasião, a secretária geral Vilma de Araújo Costa levou às lágrimas “três pessoas muito especiais”, ofertando a elas orquídeas em agradecimento pelo “suporte, apoio e amor” ao “querido e eterno” presidente Dal Prá e ao novo presidente, Sérgio Claudino. “Existe uma frase que diz ‘Não se nasce mulher; faz-se mulher’. E elas são um exemplo claro desse paradigma”, disse Vilma Araújo, convidando Cristina Dal Prá e Lindalva Lopes Claudino para receber flores. Também Maria Glória Malvar Dominguez, secretária executiva da Federação, recebeu a homenagem das mãos da advogada Clarissa Costa.

Foto 5

Lindalva Claudino recebe homenagem

Maria Glória Dominguez recebe a homenagem das mãos de Clarissa Costa
Maria Glória Dominguez recebe a homenagem das mãos de Clarissa Costa

Depois foi a vez do presidente da Ferquimfar-RJ, Isaac Wallace, oferecer placas comemorativas “como prova de reconhecimento, respeito e agradecimento por sua luta em defesa dos trabalhadores” a Francisco Dal Prá, “in memorian”, e a Sérgio Claudino. Isaac Wallace aproveitou a oportunidade para dizer que a Federação dos Químicos do RJ é solidária e parceira da Federação dos Metalúrgicos para o que se fizer necessário nas lutas diárias em prol dos trabalhadores.

 

Homenagem Ferquimfar-RJ a Dal Prá, “in memorian”
Homenagem Ferquimfar-RJ a Dal Prá, “in memorian”

 

Sérgio Claudino recebe homenagem de Isaac Wallace, presidente da Federação dos Químicos RJ
Sérgio Claudino recebe homenagem de Isaac Wallace, presidente da Federação dos Químicos RJ

 

 

imageLuta pelo emprego decente

Sérgio Claudino também enfatizou o caráter de homenagem a Dal Prá, que marcou a solenidade. “Nossa posse não é festa nem comemoração. É, antes de tudo, uma homenagem a Francisco Dal Prá, nosso eterno presidente. Dal Prá não foi somente um líder sindical. Foi um ser humano exemplar. Não fugia à luta. Não existem pessoas insubstituíveis, mas ele, com certeza, fará muita falta, pela fibra visionária e obstinação”, afirmou Sérgio Claudino, para depois analisar a crise econômica que provoca demissões em massa na base.
“Enfrentamos uma crise econômica, política e social, com uma taxa básica de juros assustadora, uma inflação que não para de crescer, câmbio e crédito caros, denúncias de corrupção, alcançando os mais altos escalões, empresas quebrando e o desemprego atingindo centenas de milhares de trabalhadores, de todos os segmentos e por todo o país. Nossas expectativas para 2016 não são nada animadoras. (…) Para tanto, nossa Federação e Sindicatos filiados, juntamente com a Força Sindical e outras centrais, devemos nos reunir com representantes do empresariado e, em conjunto, encontrarmos uma saída para o retorno do desenvolvimento, para que o Brasil volte a crescer, gerando emprego, salário e renda”, disse Sérgio Claudino, assumindo o compromisso de intensificar a luta pelo emprego decente, valorização dos salários e das aposentadorias, entre outras lutas.

 

image

Miguel Torres, presidente da CNTM, representou também o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Saudou a diretoria da Federação, destacou Dal Prá como um grande líder sindical e um ser humano exemplar e também defendeu a retomada do desenvolvimento econômico, a valorização do setor produtivo e da indústria nacional e a geração de empregos. “Vemos com grande preocupação o que acontece hoje no país. Só com unidade o movimento sindical vai conseguir ultrapassar esse momento. Você, Sérgio, vai precisar ter muita paciência e espírito conciliador. E pode contar conosco para o que precisar”, reforçou Miguel Torres.
O presidente da CNTM salientou que o movimento sindical enfrenta, ainda, no Congresso Nacional, “o seríssimo problema de ataque aos direitos dos trabalhadores”. “O deputado federal Paulinho conseguiu formar uma Comissão Especial, onde tramita o PL que quer regulamentar a contribuição sindical. Já foram realizadas oito audiências públicas, três em Brasília e cinco nos estados, para coletar propostas em todo o país para que o projeto de lei retrate as aspirações de todos. Nesse momento de crise, os maus empresários vão querer se apoderar de nossos direitos. É preciso estar muito atentos”, ressaltou.

 

 

image

O presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Carlos Fidalgo, lembrou que Sérgio Claudino foi presidente do Sindicato que hoje ele preside (Metalúrgicos de Duque de Caxias e Região) e, desde lá, trabalham juntos. “Tenho o maior orgulho em saber que a nossa Federação hoje é presidida por um trabalhador de nossa base. Sei que a tarefa é árdua, mas também sei que você tem competência, ética, dignidade e muito espírito de luta e saberá enfrentar os desafios”, completou Fidalgo.

image

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo e vice-presidente da Força RJ, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, lembrou que foi em São Gonçalo que Dal Prá começou sua vitoriosa participação como dirigente sindical. “Sentimos a presença dele a todo momento, na raiz. Por isso quero desejar a Sérgio todo o sucesso na nova empreitada e saiba que nós, em São Gonçalo, somos mais um soldado para ajudar a vencer as batalhas”, assegurou Marquinho.

 

image

O presidente da Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina, Ewaldo Gramkow, desejou sucesso pleno à nova diretoria e também se colocou à disposição para colaborar nas lutas. “Estamos ao seu lado, Sérgio, para o que precisar. Tive a oportunidade de visitar Dal Prá em sua residência logo após a reeleição. Pude perceber sua garra, seu comprometimento e o pensamento sempre voltado para a defesa da classe trabalhadora. Continue a luta que nosso companheiro deixou aqui. Ela é de todos nós”, completou.

image

Participaram da solenidade, ainda, os presidentes e representantes de todos os sindicatos filiados e dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil do Rio, Trabalhadores em Edifícios, Marceneiros, Aposentados, Frentistas-Niterói, Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo, os advogados Ariel Fonseca e Aysla Torres, entre outros.

image
Nova diretoria
A atual diretoria foi eleita em dezembro passado para mandato que vai de 2016 a 2021. Francisco Dal Prá foi reeleito por unamidade, por voto secreto e veio a falecer em fevereiro deste ano. Dal Prá presidiu a Federação de 1977 até sua morte, só se afastando do cargo por dois mandatos, nos anos 1990, quando foi juiz classista, representando os trabalhadores no TRT-RJ.

Os novos membros da Diretoria até 2021 são:

Presidente: Sérgio Barbosa Claudino
Vice-presidente: Mário José Torobay
Secretária geral: Vilma de Araújo Costa
Secretário para Assuntos do Trabalho e Previdência Social: Carlos Alberto Pascoal Fidalgo
Secretário para Assuntos do Interior: Luiz André Faria Machado
Secretário de Finanças: Jorge dos Santos Faria
Secretário de Formação Sindical: André Silva de Souza

Suplentes: Suelly do Carmo Barria Bernardes Teixeira, Haroldo Mendes da Silva, Alexandre Kely da Silva, Ana Paula Liberador de Souza, João Paulo da Costa Cunha, Pedro Paulo Oliveira de Souza.
Conselho Fiscal: Edson Manhães Pacheco, Clemar Paschoal de Melo, Luiz Antônio da Costa Abreu. Suplentes: Wilson Fernandes dos santos, Cláudio Teruo Yamasaki e Maurício Abrahão Guimarães.
Delegados representantes junto a CNTM: Jorge Ciribelli de Sant’Anna e Felisberto Alves de Andrade. Suplentes: Alexandre Costa de Azeredo e Adriana da Silva Azevedo.
Delegados representantes junto a central sindical efetivo: Roberto Batista da Silva e José Carlos Chaves.
Delegado representantes junto a central sindical suplente: Thiago Pereira da Fonseca e Geraldo Barria Júnior.

Por Rose Maria, em 29 de março de 2016.
Fotos: Divulgação Federação dos Metalúrgicos RJ e Rose Maria